domingo, 6 de março de 2011

DELEGUE

Aprenda a delegar funções e colha bons frutos


Uma das competências da pessoa organizada é saber delegar, ou seja, conseguir que seu funcionário faça uma parte do trabalho global com a mesma dedicação que você faria. Assim, você ganha um parceiro e quando tudo dá certo o sucesso é comemorado por todos.
Quando delegamos, formamos um time de pessoas confiáveis e competentes. Descentralizamos o trabalho sem medo de perder o poder diretivo e nos esforçamos para que o outro aprenda e cresça.

Por que delegar?

 Trabalho de formiga
Inconscientemente, a pessoa que tem uma alta posição acaba enfeitiçada pelo poder e acha que é insubstituível. Perfeccionista, pensa que é mais eficiente e barato fazer sozinho do que ensinar ao funcionário. O resultado é o acúmulo de funções e a falta de tempo para cuidar das prioridades.
Se você está assoberbada de trabalho, analise quais tarefas podem ser delegadas. Delegue sem medo de que a tarefa seja feita de maneira menos eficaz do que se fosse feita por você, senão você nunca vai conhecer a potencialidade de seus funcionários e vai desperdiçar recursos humanos.
Delegando, você passa a ter tempo para desenvolver outras atividades. Tem apenas que supervisionar, corrigindo e motivando seu time da melhor forma possível.

Aprendendo a delegar

 ensinar
O primeiro passo para delegar é analisar o perfil, personalidade e competência para quem queremos delegar. Não adianta querermos ensinar algo a quem não tem características para exercer a função em pauta.
Para delegar é necessário ser hábil na arte de educar, de comunicar a tarefa a ser executada, portanto esteja certo de que foi compreendido.
Tenha os passos da tarefa documentados para poder acompanhar e gerenciar o projeto. Todos os envolvidos devem ter este documento.
Estabeleça prazos, mas seja flexível se o trabalho não ficar pronto no tempo previsto e evite competições. Não delegue a mesma tarefa para mais de uma pessoa, caso isso ocorra, cada uma deve ter sua parte bem delimitada.
Elogiar os pontos fortes do trabalho executado é a melhor maneira de gerenciar um projeto e o funcionário se sentirá prestigiado e encorajado.
Oriente o profissional, colocando foco na mudança do que não está correto. Dê as informações necessárias para o bom desempenho da tarefa e coloque-se a disposição para ajudar nas dificuldades. Avalie os resultados à medida que a tarefa for sendo cumprida.
mulher bem-sucedida
Depois de educar, direcionar, corrigir rumos e motivar, o desafio passa a ser compartilhar a liderança com seu time, fazendo com que todos desenvolvam suas competências para o objetivo comum.
Delegar não é uma função solitária, mas sim uma troca, uma sintonia na qual todos saem fortalecidos, mais felizes e motivados para chegar ao resultado esperado. Nunca esqueça que a responsabilidade do projeto é do chefe, mas os louros e sucessos são do grupo.
Delegar é uma parte da Administração de Tempo. Sabendo delegar você abre mais espaço para outras atividades.
Por Bebel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário